Blog

4 Motivos para criar um fundo de reserva para a sua empresa - EM: Insights

Em: Insights Comentários: 0 Autor: Gabriel Data: 26 May 2016
o-SAVE-MONEY-facebook

4 Motivos para criar um fundo de reserva para a sua empresa

 

Uma gestão financeira eficiente é o que garante boa parte do sucesso de uma empresa, seja ela pequena, média, grande ou uma multinacional.

A receita deve ser administrada com inteligência e perspectiva estratégica. Dentro desse conceito, entra o fundo de reserva. Se o seu empreendimento ainda não tem um, veja quatro motivos para pensar seriamente no assunto agora mesmo!

Assegurar a tranquilidade financeira do negócio

O futuro é imprevisível, você nunca sabe quando poderá ter uma emergência que exija o desembolso de uma determinada quantia. Tendo isso já guardado, esse problema não vai se transformar em uma grande dor de cabeça. O maior objetivo do fundo de reserva é fazer com que a empresa nunca entre “no vermelho”, ou seja, nunca fique com grandes dívidas que representam juros e todo um gasto, muitas vezes, desnecessário.

Estar em dia com o pagamento dos tributos

As empresas, no Brasil, são submetidas a impostos altos e diversificados, pagos em diferentes momentos. Converse com o seu contador para saber como isso se aplica especificamente em seu caso, de acordo com o seu regime de tributação. Depois desse diálogo, faça as contas de quanto dinheiro deve ser guardado por mês para que você tenha condições de pagar todos esses impostos e evitar que a empresa tenha o nome “sujo”.

Pagamento de 13º

Acredite se quiser, mas muitos empresários deixam para pensar no 13º salário de seus colaboradores em cima da hora. Isso gera atrasos e um desgaste da imagem corporativa. Evite esse transtorno, programe-se e tenha um fundo de reserva que preveja esse pagamento dentro do tempo correto. Afinal, é apenas o justo e os seus funcionários têm direito.

Demissões

Está aqui outra coisa que às vezes é totalmente imprevisível: você não tem controle sobre a conduta dos seus colaboradores e outros elementos que possam colocar a demissão como algo necessário. Mas junto com essa demissão, há multas e indenizações que precisam ser pagas, por isso, mais um motivo para ter sempre dinheiro sobrando em um fundo de reserva.

Com esse fundo, o empresário vai sempre dormir tranquilo sabendo que possui suporte financeiro para lidar com as situações cotidianas.

Agora que você conhece um pouco melhor sobre fundo de reserva que tal inscrever-se em nossa newsletter e ser o primeiro a saber das novidades que irão surgir no ERP Task?

Quais são os principais Indicadores Financeiros para sua empresa?Fazenda vai descontinuar o emissor gratuito de notas fiscais. E agora, o que fazer?

Deixe um comentário