Blog

Entenda a diferença entre Lucratividade e Rentabilidade - EM: Novidades

Em: Novidades Comentários: 0 Autor: Gabriel Data: 18 Oct 2016
driver-retention-fleet-profitability-e1435780398102

Entenda a diferença entre Lucratividade e Rentabilidade

 

A economia é cheia de conceitos e palavras que costumam confundir os menos familiarizados com o setor. Entre elas estão Rentabilidade e Lucratividade, o problema é que essa confusão pode fazer com que você não faça uma análise correta do seu negócio e do que ele pode te oferecer. Por isso decidimos explicar cada um desses conceitos.

Lucratividade é o rendimento adquirido em uma negociação ou transação, ela nada mais é do que a remuneração do risco em um negócio. Os profissionais de vendas e marketing costumam usar muito essa palavra, isso porque a lucratividade é fundamental na hora de colocar preço em seu produto ou serviço e garantir a viabilidade e rentabilidade de tudo o que a sua empresa oferece.

Lucratividade e Rentabilidade

O conceito é usado apenas para que as empresas consigam chegar ao valor de seus produtos e serviços e por isso é usada apenas como forma de entendimento entre os profissionais. Para calcular a lucratividade é preciso pegar o lucro líquido de seu produto, dividi-la pela receita bruta e multiplicar esse valor por 100.

Rentabilidade

Esse é o primeiro índice analisado por investidores, já que ele é o resultado geral de uma empresa em um determinado período de tempo. Ou seja, ele mostra o retorno sobre o investimento que foi realizado pela companhia em um determinado momento.

Diferente da lucratividade, a rentabilidade tem ligação direta com os índices de resultados de seu empreendimento ou empresa. Isso significa que mesmo que seu produto lucre pouco ele pode uma alta rentabilidade, já que o ganho de escala consegue superar a baixa lucratividade.

É o que acontece, por exemplo, como os supermercados brasileiros. Por comparem e venderem em grande quantidade o lucro sobre cada um dos produtos não é grande, podendo ser de alguns centavos dependendo do que é vendido. Por exemplo, vamos supor que o mercado ganhe 20 centavos a cada pacote de arroz de 5 quilos vendido. Parece pouco, mas o mercado vende no mês, mais de 100 mil pacotes de arroz, o que garante que ele lucre 20 mil apenas com esse produto. Rentabilidade pode então ser entendida por um dito popular “é de grão em grão que a galinha enche o papo”.

Agora que você conhece um pouco melhor sobre lucratividade e rentabilidade que tal inscrever-se em nossa newsletter e ser o primeiro a saber das novidades que irão surgir no ERP Task?

Detalhes para prestar atenção na hora de emitir uma nota fiscalComo fazer a gestão do seu estoque de forma rápida e eficiente

Deixe um comentário