Blog

Detalhes para prestar atenção na hora de emitir uma nota fiscal - EM: Insights

Em: Insights Comentários: 0 Autor: Gabriel Data: 11 Oct 2016
post_5_perguntas_nfe-1728x800_c-1

Detalhes para prestar atenção na hora de emitir uma nota fiscal

 

Evitar a sonegação de impostos e tributos municipais é o principal objetivo da nota fiscal. A obrigação condiciona empresas de todos os portes e segmentos a emitirem a nota após a realização de qualquer operação de compra e venda no estabelecimento.

E na hora de emissão da nota fiscal também é necessário atentar para alguns detalhes. Vamos conhecê-los?

1) Obrigação e não favor

Jamais pense que a emissão de nota fiscal é um favor que você faz ao governo – este é, na verdade, um dever seu. Lembre-se que não estar adequado com essa normalidade pode inclusive gerar denúncias e reclamações por parte dos clientes, que ao participarem de programas de combate à sonegação, querem os seus direitos.

2) Quais são os programas de combate à sonegação da sua cidade?

Hoje o mais comum deles é a Nota Paulista, um dos primeiros programas a serem aplicados em âmbito nacional. Saiba quais são os programas da sua cidade (e do estado) e cumpra com suas obrigações de cadastramento, afinal, sua participação é o que garante que seus clientes também saiam beneficiados.

3) Não espere que o cliente peça

A nota fiscal é um direito de todos, por isso, sempre a emita e entregue nas mãos do cliente. Esse ato garante que a sua empresa esteja sempre em dia com as suas obrigações, e que ainda, tenha a comprovação de cada uma das transações efetuadas.

4) Mantenha-se sempre informado

Por mais que você acredite estar em dia com as suas obrigações fiscais, a verdade é que essas normas costumam ser alteradas com bastante frequência. Para evitar qualquer deslize desnecessário, sempre revise com o seu contador as exigências do governo federal, estadual e municipal neste sentido.

5) Notas fiscais eletrônicas também são exigidas

E inclusive, as notas fiscais eletrônicas são emitidas de modo diferente do que a nota fiscal normal. Por isso, se a sua empresa começou a marcar presença no meio digital há pouco tempo, é ideal que você entre em contato para verificar as exigências fiscais para emissão deste novo tipo de nota fiscal (também obrigatória para negócios de todos os portes e segmentos).

Agora que você conhece um pouco melhor onde se atendar quando emitir uma nota fiscal que tal inscrever-se em nossa newsletter e ser o primeiro a saber das novidades que irão surgir no ERP Task?

Entenda como funciona a Análise de risco e capital de giroEntenda a diferença entre Lucratividade e Rentabilidade

Deixe um comentário