Blog

Erros comuns na gestão financeira que acabam com a maioria das empresas - EM: Insights

Em: Insights Comentários: 0 Autor: Gabriel Data: 01 nov 2016
gestão financeira

Erros comuns na gestão financeira que acabam com a maioria das empresas

 

O Brasil é um país com enorme número de empreendedores: pequenas empresas abrem todos os dias, pois o espírito empreendedor do nosso povo parece ser nato. Mas infelizmente a maioria não resiste ao primeiro ano de funcionamento, pois o preparo da gestão financeira e administrativo não faz jus à vontade de empreender.

É preciso não se deixar cair no erro de achar que pode fazer tudo sozinho! Preparar-se e estudar é importante e sempre fundamental usar de recursos, regras e estratégias para não acabar prejudicando seu negócio, afinal ele são um investimento e sonho e precisa ser preservado.

gestão financeira

Geralmente, os iniciantes na gestão financeira comentem erros comuns que podem ser evitados quando já se prepara antecipadamente para não cometê-los. Veja os principais:

Não utilizar um software de gerenciamento em seu negócio

Acreditar que tudo pode ser resolvido em papéis e controles à moda antiga é um erro: a informação, especialmente a informação unificada, é a chave para a perfeita gestão do seu negócio. É difícil vincular o que acontece entre as áreas e ter uma macrovisão do funcionamento da produção, entrega, administração, finanças. Portanto, um investimento que nunca é perdido é aquele feito em um bom software de gerenciamento, que comporte todas as áreas da sua empresa, ou pelo menos as principais;

Acreditar que ter um grande estoque é bom para o negócio

A não ser que seu fluxo operacional seja muito rápido, ter um estoque grande pode ser o termo de falência da sua empresa. Sim, isso mesmo. Estoque é investimento parado, e isso é dinheiro perdendo valor. O seu estoque deve ser proporcional à sua saída mensal de mercadorias. Calcule quanto são suas vendas e adquira ou produza o suficiente para cobri-las com segurança.

Misturar contas pessoais com conta da empresa

Já é difícil controlar as finanças e lucro de uma empresa de forma geral, quando se mistura as contas pessoais, então, é um problema sério. Por um lado, usar a conta da empresa para cobrir suas despesas pessoais é nada menos que roubar a si próprio. Sim, isso mesmo. Isso é semelhante a ajudar a destruir seu negócio. O ideal é definir seu pró-labore e retirá-lo mensalmente de forma religiosa. Uma empresa não é uma fonte de dinheiro sem fim. Ela precisa se manter e se sustentar em seus processos. Por outro lado, também não é bom incorrer no erro de pagar as contas da empresa usando seus saldos pessoais. Isso gera uma equívoca impressão de estar lucrando mais, quando na verdade, você pode estar perdendo muito!

É sempre bom conhecer e se munir de ferramentas cada vez melhores para a gestão da sua empresa. Isso é uma das principais garantias de saúde e sustentabilidade do seu negócio!

Agora que você conhece um pouco melhor sobre a má gestão que podem prejudicar a sua empresa que tal inscrever-se em nossa newsletter e ser o primeiro a saber das novidades que irão surgir no ERP Task?

Como fazer a gestão do seu estoque de forma rápida e eficienteFazenda vai descontinuar o emissor gratuito de notas fiscais. E agora, o que fazer?

Deixe um comentário