Blog

Como a análise do fluxo de caixa ajuda na tomada de decisão da empresa - EM: Novidades

Em: Novidades Comentários: 0 Autor: Gabriel Data: 30 Jun 2016
fluxo de caixa

Como a análise do fluxo de caixa ajuda na tomada de decisão da empresa

 

Para muitas empresas, a área financeira é apenas o lugar onde os registros estáticos da sua empresa são guardados. Anotações de crédito e débito e o fluxo de caixa são itens muitas vezes esquecidos por quem acabou de abrir uma empresa. O problema é que esse “esquecimento” pode fazer com que você feche as portas mais cedo do que havia imaginado.

O Fluxo de caixa, por exemplo, pode ser usado como um importante trunfo estratégico para sua empresa aumentar a rentabilidade e começar a ter lucros cada dia maiores. Isso porque ele permite uma visão mais ampla de sua empresa, fazendo com que você consiga reduzir os custos e também as verbas de investimento de seu negócio sem afetar departamentos importantes.

Mas você sabe o que é fluxo de caixa? Ele nada mais é do que um instrumento usado por qualquer organização na hora de realizar uma programação financeira na hora de controlar a companhia financeiramente e na área contábil.

fluxo de caixa

Isso permite que os gestores tenham uma visualização mais clara das despesas e receitas que sua empresa tem todos os meses. Dessa maneira é possível identificar a falta de recursos ou até mesmo os valores que sobram para serem reinvestidos.

Como ele pode ajudar na tomada de decisão da empresa

Com os dados que o fluxo de caixa oferece e a união com os demonstrativos dos resultados é possível que os gestores consigam encontrar o momento mais adequado para repor seus estoques, aproveitar as oportunidades de compra de ativos permanentes e obtenção de linhas de crédito, a data para efetivar os pagamentos e também o momento de elaborar promoções de seus serviços ou produtos, assim como direcionar as campanhas de acordo com as necessidades.

O fluxo de caixa permite que você tenha uma visão geral sobre a saúde financeira de sua empresa e que não tome decisões baseadas apenas no modo como o mercado se comporta. É preciso que você tenha em mente que melhor do que seguir o mercado é preciso que você saiba também se tem recursos suficientes para investir ou até mesmo se um produto ou serviço precisam de uma nova roupagem para voltar a vender.

Agora que você conhece um pouco melhor sobre o fluxo de caixa que tal inscrever-se em nossa newsletter e ser o primeiro a saber das novidades que irão surgir no ERP Task?

Como calcular o seu custo de prestação de serviçoGuia básico de impostos para pequenas empresas

Deixe um comentário