Blog

Quais são os principais Indicadores Financeiros para sua empresa? - EM: Insights

Em: Insights Comentários: 0 Autor: Gabriel Data: 17 May 2016
indicadores financeiros

Quais são os Indicadores Financeiros mais importantes para sua Empresa e como monitorá-los?

 

A gestão de sucesso de uma empresa depende de diversos fatores. Entre os mais importantes podemos citar os indicadores financeiros. Confira o que a equipe ERP Task preparou para você.

Mas como saber se a empresa está bem ou mal financeiramente?

Através dos indicadores financeiros. Somente estes números serão capazes de mostrar para o gestor a saúde financeira da empresa, e se está melhorando ou piorando com o passar do tempo.

Afinal, quais indicadores financeiros devo utilizar?

Há uma infinidade de indicadores possíveis, desde os mais básicos como volume de faturamento, lucro, vendas e quantidade de produtos ou serviços entregues, até indicadores mais específicos criados a partir de necessidades exclusivas das empresas. Mas alguns deles não podem faltar no controle de qualquer empresa. Veja a seguir:

1- Indicadores de Rentabilidade

A rentabilidade nada mais é do que a relação entre a quantidade de produtos ou serviços vendidos e o capital investido. A maior utilidade do acompanhamento da rentabilidade está na comparação de períodos diversos, a fim de verificar o desenvolvimento da companhia. Os indicadores que ajudam a verificar a rentabilidade dentro de uma empresa são:

  • Margem operacional: porcentagem real de lucro, depois da retirada de todos os custos exceto impostos.
  • Margem Líquida: porcentagem real de lucro depois de todas as deduções possíveis, incluindo impostos.
  • Retorno sobre investimento: mais vantajoso para empresas que possuem sócios investidores, mede o retorno do capital que foi investido.

2- Indicadores de Estrutura de Capital

Estes indicadores garantem a saúde financeira da empresa, mostrando qual é a capacidade real da empresa em pagar possíveis dívidas, juros na compra de insumos e tudo que garanta investimentos para crescimentos. Os indicadores que ajudam a controlar a estrutura de capital são:

  • Endividamento divido pelo patrimônio: Quando muito alto indica maior dificuldade dos acionistas conseguirem quitar as dívidas e até de conseguir novos financiamentos.
  • Cobertura de juros: É conseguido através da divisão do lucro pelas despesas brutas. Mede a facilidade que a empresa terá em quitar as suas dívidas e investimentos.

3- Indicadores de Liquidez

Estes indicadores também medem a capacidade da empresa de pagar as contas adquiridas para investimento ou produção. Ele é definido pela divisão do ativo circulante pelo passivo e espera-se que esteja sempre acima de 1.

4- Indicadores de atividades

Por último, toda empresa deve medir seus indicadores de atividade que asseguram a rapidez com que as contas são pagas e retornam. O indicador mais utilizado para isso é o giro de caixa.

Além destes, recomenda-se também a criação de indicadores comparativos com concorrentes, crescimento da economia e outros.

Agora que você conhece um pouco melhor os principais indicadores financeiros para sua empresa que tal inscrever-se em nossa newsletter e ser o primeiro a saber das novidades que irão surgir no ERP Task?

Como calcular o preço de cada produto e ter lucro?4 Motivos para criar um fundo de reserva para a sua empresa

Deixe um comentário